Proteína: saiba como escolher iogurte ideal para perda de peso 0 583

Os iogurtes são boas fontes de proteína – macronutriente essencial para o funcionamento do nosso corpo. Também fornecem cálcio, que colabora para a saúde dos ossos, e probióticos, que ajudam na constituição de uma flora intestinal saudável.

Versões de iogurte sem açúcar costumam ser incluídos em dietas de emagrecimento, mas, diante da variedade de opções no mercado, pode ser difícil eleger a que seja mais adequada ao objetivo de perda de peso. Light? Diet? Grego? Natural?

O nutricionista Bruno Rua, que atende em Brasília, sugere que a pessoa busque o iogurte com maior quantidade de proteínas e menor teor de gordura. Isso porque as proteínas ajudam o metabolismo do corpo, mantém a musculatura e proporcionam saciedade. Já a gordura impacta na quantidade de calorias.

“Estar satisfeito leva a uma melhor adesão à dieta e, consequentemente, resulta em perda de peso”, destaca Bruno.

O iogurte grego é uma opção saborosa que pode ser usada em dietas, desde que não seja adoçado.

“O iogurte, especialmente o caseiro, pode ser uma fonte valiosa de probióticos que beneficiam a saúde intestinal. Uma microbiota intestinal saudável está associada a uma melhor regulação do peso, melhor absorção dos nutrientes e maior liberação de hormônios de saciedade”, acrescenta a médica Lorena Balestra, pós-graduada.

Como escolher

Para eleger a opção ideal, vale comparar os produtos em termos de calorias, proteínas e percentual de gordura. Há muita variação entre as marcas e o gosto pessoal também deve ser levado em conta.

“Considero o iogurte grego sem açúcar excelente, pois ele é bastante proteico e saboroso”, afirma Bruno Rua. Segundo ele, é possível encontrar versões que tenham até 11 gramas de proteína em um potinho de 100 gramas. A versão grego light tem cerca de 80 calorias e a totalmente sem gorduras, 50 calorias.

O iogurte natural também é uma boa opção porque possui poucos ingredientes artificiais em sua composição e contém boa quantidade de proteínas. “Quanto menor a quantidade de adições feitas na indústria, melhor é o alimento para a nossa saúde”, destaca o especialista.

Se sua preferência for pelo natural, opte pelo desnatado – no qual, há menos gordura. Um copo de iogurte natural desnatado (120 gramas) contém cerca de 5 gramas de proteínas e 57 calorias.

Outra opção proteica são os produtos que levam whey na fórmula. Eles costumam ter entre 15 e 25 gramas de proteína em 250 ml e não têm adição de açúcares.

Como incluir na dieta

O déficit calórico é o segredo de toda dieta: ele ocorre quando a quantidade de calorias ingeridas é menor do que as gastas para o corpo funcionar. A melhor maneira de atingir o déficit calórico é buscar a orientação de um nutricionista.

Uma recomendação para que você não ponha todo o seu esforço a perder é tomar cuidados com os toppings eleitos para o seu iogurte. “Dispense aveia, geleia e mel. Prefira frutas”, ensina Bruno.

 

Importante eleger toppings que não aumentem o aporte calórico.

 

Fonte: Metrópoles

Publicação anteriorPróxima publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De olho na saúde: saiba quais são os erros mais comuns na hora de fazer dieta 0 690

Pixabay

Falta um pouco mais de um mês para começar o verão, mas o calorão já está dando as caras. Nessa hora, a gente começa a se dar conta que passou o ano exagerando e agora vai ter que “correr atrás do prejuízo”.

Profissionalmente falando, isso não é muito saudável… Viver nesse efeito sanfona eterno, engordando durante o inverno e emagrecendo no verão, traz inúmero malefícios pro organismo. Nós deveríamos tentar manter o equilíbrio o ano inteiro porque, afinal de contas, o mais importante deveria ser a saúde, e não a estética. Mas, sejamos honestas, quem nunca, não é mesmo?

Pois bem, por entender que essa demanda existe (querendo eu, ou não) e por ser profissional da saúde, prefiro orientar bem minhas pacientes nesse processo de “projeto verão” a deixar elas fazerem “loucuras” por conta própria.

Então, fiquem ligadas nas próximas semanas, que vou vir toda segunda-feira com um assunto bem interessante para ajudar todo mundo a perder mais uns quilinhos até o delicioso momento de botar um biquíni, se sentir bem com seu corpo e aproveitar o máximo essa estação tão alegre!

Para dar o pontapé inicial, vou falar hoje dos erros mais comuns na hora de fazer dieta. É preciso ter cuidado ao entrar no projeto verão, pois o importante é não comprometer nem a saúde física e nem a psicológica. Confere aí!

1) COMER MUITO POUCO

Para emagrecer, é necessário consumir menos calorias do que gastamos. Entretanto, a regra não funciona na ideia de que quanto menos eu como, mais eu emagreço. Isso porque nosso corpo precisa de um mínimo de calorias no dia para manter suas funções adequadamente. Se nós consumirmos calorias insuficientes para manter essas funções, nosso corpo entra em “estado de alerta, de risco à sobrevivência” e começa poupar os estoques de gordura e a estocar ainda mais. Daí acontece aquele famoso emagrecimento falso, no qual perdemos peso na balança, mas às custas de massa muscular, enquanto que toda a gordura estocada ainda permanece lá. Portanto, para que o emagrecimento seja saudável e duradouro, mantendo a massa muscular, nós não precisamos comer pouco, precisamos comer certo!

Pixabay

2) SEGUIR A REGRA DO “TUDO OU NADA”

Se você não resistiu e comeu a sobremesa do almoço, cuidado para não entrar no modo autossabotagem: “se eu já comi essa sobremesa, agora vou comer mais isso, aquilo e mais aquilo outro”. E no final do dia, o que seriam umas 300kcal a mais, tornam-se mais de 1000kcal. Não faz sentido essa lógica, apesar de muitas pessoas agirem dessa forma.

Então, caso você coma ou beba algo que não está dentro do planejado, entenda que está tudo bem e siga o resto do dia normalmente. Apenas cuide para que não ocorram deslizes todos os dias, né… Caso contrário, não são exceções, tornam-se regra, aí não geramos emagrecimento.

3) ERRAR NA DOSE DE EXERCÍCIO

Sei que a vontade de ter resultados rápidos é grande, mas não adianta de nada passarmos o limite do saudável. Fazer exercícios em excesso para tentar compensar os quilos extras ou excessos na alimentação podem prejudicar sua saúde.

Em primeiro lugar, porque o excesso de esforço pode se tornar uma agressão ao seu organismo caso você não tenha consumido nutrientes suficientes para a recuperação adequada. Em segundo lugar, se você não é acostumado com uma carga grande de exercício e, da noite para o dia, começa a correr todo dia pela manhã e ainda faz musculação à noite, você não dá tempo suficiente para seu corpo se regenerar e ainda corre risco de se lesionar.

Pixabay

4) TRAÇAR METAS IRREAIS

Dá tempo de melhorar, mas lembre-se que dependendo do quanto você quer/precisa perder de gordura, não vai ser tempo suficiente até o verão para atingir 100% da meta. Portanto, trabalhe com a ideia de que um pouco é melhor do que nada, e que é melhor sair da inércia agora do que continuar empurrando para frente indefinidamente o plano de melhorar sua saúde. Equilíbrio e parcimônia sempre. Se valorize, se ame, se cuide!

Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.

Fonte: Donna

Assuntos Mais Lidos

Especiais para Você