IMC: o bom, o ruim e o errado na hora de medir o índice de massa corporal 0 755

Músculos e ossos pesam mais do que gordura e as medições variam entre mulheres, homens, crianças, atletas, entre outros; veja outras formas de estimar a gordura corporal.

IMC é um termo estranho para muitos. A abreviação de índice de massa corporal nada mais é do que uma medida bruta da gordura corporal de uma pessoa com base na altura e no peso.

Foi inventado para os pesquisadores usarem em grande número de pessoas para ver como o peso afeta o desenvolvimento de doenças e condições crônicas de saúde. Para esses estudos, separar populações de pessoas em categorias de peso por IMC funciona bem.

A pesquisa descobriu que, à medida que o IMC aumenta, também aumenta o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2, problemas respiratórios, derrame, doença mental, apneia do sono, osteoartrite, dor física e pelo menos 13 tipos de câncer, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

No entanto, os críticos dizem que o termo IMC se tornou um julgamento social ao agrupar as pessoas em categorias arbitrárias que perpetuam equívocos sobre o peso corporal. Mesmo com toda a reação contra a “vergonha da obesidade”, o estigma do peso contra pessoas com sobrepeso ou obesidade grave permanece profundamente arraigado, de acordo com a pesquisa.

“Nossa sociedade e redes sociais dizem: ‘Você tem que ser mais magro; você não é bom o suficiente a menos que seja magro’. Você também pode não ser saudável se não for magro, ao passo que pode ser saudável e grande, assim como pode ser doente e magro”, disse a enfermeira Joann Hendelman, diretora clínica da Aliança Nacional de Distúrbios Alimentares.

“Coloco ‘obesidade’ entre aspas porque pessoalmente considero isso um insulto”, disse Susan Vibbert, uma defensora da discriminação de peso que faz parte do conselho de diretores do Projeto HEAL, uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar pessoas com distúrbios alimentares.

“No entanto, foi completamente medicalizado que saúde é igual a peso, peso é igual a saúde com base no IMC. E não é verdade”, disse Vibbert.

Uma medição de IMC pode estar completamente errada em alguns casos, disse Thomas Wadden, professor de psicologia da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia.

“Considere uma jovem com 1,65 metro de altura e 72 kg. Estaria à beira do sobrepeso com um IMC de 25”, disse Wadden, ex-diretor do Perelman Center for Weight and Eating Disorders.

“Mas ela pode ser incrivelmente musculosa e pode ter a maior parte do seu peso na parte inferior do corpo, onde não é tão prejudicial à sua saúde quanto o peso da parte superior do corpo”, disse ele. “Ela poderia facilmente dizer: ‘Estou em perfeita saúde’”.

IMC é a abreviação de índice de massa corporal, medida bruta da gordura corporal de uma pessoa com base na altura e no peso / Foto: Reprodução/Pixabay

Como determinar o IMC de um adulto

Para calcular o IMC de um adulto, o peso é dividido pelo dobro da altura de uma pessoa. Para aqueles com problemas de matemática, o National Institutes of Health tem uma calculadora gratuita que faz o trabalho para você.

Conforme definido atualmente, um IMC entre 18,5 e 24,9 é um peso saudável, entre 25 e 29,5 é sobrepeso, entre 30 e 34,9 é obeso, entre 35 e 39,5 é obesidade de classe 2 e qualquer coisa acima de 40 é “grave” ou obesidade de classe 3, que costumava ser chamado de obesidade mórbida. As pessoas são consideradas abaixo do peso se seu IMC for inferior a 18,5.

Os músculos e ossos pesam mais do que gordura, portanto, as medições do IMC podem superestimar a gordura corporal em atletas e pessoas com constituição muscular ou estrutura corporal maior.

Por outro lado, o IMC pode subestimar a gordura corporal em adultos mais velhos e em qualquer pessoa que tenha perdido músculos, de acordo com a Harvard TH Chan School of Public Health, em Boston.

Mais enigmas: as mulheres naturalmente têm mais gordura corporal e menos massa muscular do que os homens, enquanto alguns grupos raciais e étnicos são geneticamente predispostos a ter mais ou menos massa muscular magra e gordura corporal.

O uso do IMC para crianças também é problemático, de acordo com o CDC, porque a faixa de peso saudável de uma criança é baseada em um IMC entre o percentil 5 e 85 nas tabelas de crescimento do CDC.

“É difícil fornecer faixas de peso saudáveis para crianças e adolescentes porque a interpretação do IMC depende do peso, altura, idade e sexo”, observou o CDC.

Como resultado, os pais nunca devem usar uma calculadora de IMC para adultos para determinar o status de peso de seus filhos, disse o CDC.

Fonte: CNN

Publicação anteriorPróxima publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Mais Lidos

Especiais para Você